Exames de Vista: Por que e quando fazer conforme a sua faixa etária

Table of Contents

Exames de Vista: Por que e quando fazer conforme a sua faixa etária

Seu olhar merece atenção — e cuidar da visão em todas as etapas da vida é investir em qualidade de vida. A seguir, veja por que fazer exames oftalmológicos regularmente, e quando cada faixa etária exige atenção especial.

Por que os exames oftalmológicos regulares são essenciais

Muitas doenças oculares começam silenciosamente, sem sintomas aparentes, mas podem evoluir até comprometer a visão se não forem detectadas a tempo.
Além disso, o simples ato de realizar exames regulares ajuda a monitorar mudanças no grau, identificar alterações no fundo do olho e prevenir problemas que afetam o dia a dia — como dirigir, ler ou trabalhar em frente ao computador.

Exames por faixa etária

0 a 12 anos (Infância)

Durante a infância, a visão ainda está em desenvolvimento — portanto, o acompanhamento precoce é vital. Por exemplo, testes como o “teste do olhinho” devem ser feitos já nos primeiros meses de vida.
Além disso, são importantes a avaliação de acuidade visual, motilidade ocular e a detecção de erros refrativos (miopia, hipermetropia, astigmatismo) que podem interferir no aprendizado.

13 a 30 anos (Adolescência e juventude)

Nesta fase, aumentam os riscos de alterações refrativas, como miopia, e também começam a aparecer necessidades de monitoramento de saúde ocular para quem tem diabetes ou histórico familiar.
Recomenda-se exame de refração, fundo de olho e pressão intraocular, mesmo para quem aparenta não ter problemas visuais.

31 a 59 anos (Adultos)

Com o passar dos anos, a olho já começa a passar por transformações naturais — e doenças silenciosas como o Glaucoma podem aparecer. É o momento de exames mais completos: tonometria, tomografia de coerência óptica, fundo de olho.
Também é crucial ajustar o grau de óculos ou lentes de contato quando necessário e verificar regularidade nos exames.

60+ anos (Terceira idade)

Nesta faixa etária, a ocorrência de condições como Catarata, Degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e glaucoma aumentam significativamente.
Exames anuais ou até semestrais são fortemente recomendados para garantir intervenção precoce e preservar a visão.

Qual a frequência ideal?

Uma boa regra: realizar um exame oftalmológico pelo menos uma vez por ano para a maioria das pessoas, mesmo sem sintomas visuais.
Se existir histórico de doenças oculares, uso de óculos forte, ou idade avançada, o intervalo pode diminuir para 6 meses ou conforme orientação do oftalmologista.

Em resumo

Cuidar da saúde ocular é tão importante quanto cuidar da saúde geral. Independentemente da idade, consultar um oftalmologista com regularidade, realizar os exames apropriados à sua faixa etária e manter o acompanhamento são passos fundamentais para garantir uma visão clara e saudável ao longo da vida.